STT

SERVIÇOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS

 

São ações destinadas à criação, à inovação e/ou à melhoria de processos e produtos ou ao desenvolvimento de conhecimentos e informações sobre os mesmos, bem como à certificação de produtos e processos. Baseados em competências internas das unidades do SENAI e/ou no apoio de consultores ou parcerias com instituições tecnológicas e universidades os serviços são ofertados à indústria, ao mercado e à comunidade.

Apresentamos, a seguir, os conceitos das Linhas de Serviços Técnicos e Tecnológicos do SENAI e de suas respectivas Categorias ofertados pela escola.

 

Linhas de serviços e suas respectivas categorias

 

INOVAÇÃO

Inovação de Produtos e/ou Inovação de Processos

Desenvolvimento de produtos e serviços. Desenvolvimento de sistemas; design de novos produtos. Adaptação de ferramentas e dispositivos de segurança.

 

SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS

Serviços Metrológicos

Ensaios e/ou testes/análises (seguidos da natureza do conhecimento, ex.: físico). Serviços metrológicos (ajustagem, medição de grandezas: elétrica, força, massa, pressão, temperatura). Ensaios de resistência mecânica e esforços, metalográficos e ensaios não destrutivos.

Ex: medição tridimensional.

 

Serviços Operacionais

Instalação e montagem de máquinas e equipamentos. Reconversão de equipamentos. Tratamento térmico e de superfície. Melhoramento de produtos. Manutenção de máquinas e equipamentos. Fabricação e reparação de peças.

Ex: digitalização de peças e prototipagem rápida.

 

ASSESSORIA TÉCNICA E TECNOLÓGICA

Assessoria e Consultoria em Gestão Empresarial

Programa de qualificação de fornecedores, Implantação e melhoria de sistemas de gestão da qualidade; planejamento e administração estratégica; gestão de pessoas; APPCC -  Análise de Perigos e Pontos Críticos de controle.

 

Assessoria e Consultoria em Processo Produtivo

Implantação, redefinição e otimização de processos; desenvolvimento de leiaute; diagnóstico e solução de problemas em produtos; elaboração de projetos industriais; uso eficiente de energia; gestão da manutenção; cronoanálise; controle estatístico do processo; assessoria e consultoria em propriedade intelectual e industrial.  Assessoria e consultoria emprocessos produtivos, Planejamento e controle de processos produtivos, Assessoria em Gestão da Produção e projeto de fábrica. Implantação e melhoria de sistemas de gestão ambiental (ISO 14.000); tratamento de águas e efluentes; reaproveitamento de resíduos industriais; projeto de impacto ambiental.

 

Assessoria e Consultoria em Saúde e Segurança no Trabalho

Estruturação/implantação de CIPA; estruturação/implantação de projetos de segurança; análise e implantação de EPI e EPC; implantação de PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; elaboração de mapa de riscos; implantação de sistema de gestão baseado nas normas BS 8.800 e OHSAS 18.000.

 

INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA

Elaboração e Disseminação de Informações

Disseminação seletiva de informação; elaboração de dossiês técnicos e catálogos; elaboração de publicações técnicas e apostilas (inclusive em mídias eletrônicas); fornecimento/locação de publicações técnicas (inclusive  em mídias eletrônicas); pesquisa bibliográfica; resposta técnica - Diagnóstico Industrial para Indústria de metalmecânica, Suporte bibliográfico no campo da propriedade intelectual, Descritivo técnico, fornecimento de apostilas nas diversas áreas da identidade escolar: Mecânica, eletroeletrônica, alimentos. Estudo de viabilidade técnica e econômica – EVTE; pesquisa de mercado (aceitação de marca, produto/serviço, preço); estudo de demanda de mercado; estudo ocupacional; estudo avaliativo.

 

Eventos Técnicos

Realização de palestras, workshops; seminários; congressos e similares, sobre temas técnicos específicos voltados para atualização e trocas de experiências em áreas de atuação das entidades do Sistema Indústria.

 

Maiores informações: (19) 3543-1760 e (19) 3543-1761

E-mail: senaiararas@sp.senai.br