Histórico da Escola SENAI "Ivan Fábio Zurita"

 

No ano de 1982, visando atender o crescimento da demanda por mão-de-obra qualificada, o SENAI/SP, em convênio com a Prefeitura Municipal de Araras, iniciou as atividades deste Centro de Treinamento SENAI – Araras. 

Instalado inicialmente em espaço cedido pela Escola Técnica Alberto Feres, Unidade da Fundação Paula Souza, o Centro de Treinamento desenvolvia suas atividades de qualificação profissional atendendo apenas as necessidades de formação de profissionais na área Metalmecânica, oferecendo os cursos: Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico, Metrologia, Ajustador Mecânico e Torneiro Mecânico. 

Durante 10 anos, de 1982 a 1992, o Centro de Treinamento SENAI – Araras, esteve vinculado à Escola SENAI “Luiz Varga” – Limeira.  No início da década de 90, devido ao crescimento acentuado do parque industrial de Araras, tornou-se necessário que o SENAI pensasse no atendimento de outras áreas, visando proporcionar suporte às indústrias.

 O Centro de Treinamento SENAI iniciou suas atividades no município de Araras no ano de 1982, vinculado à Escola SENAI “Luiz Vargas” - Limeira, em espaço cedido à época pela Escola Técnica Alberto Feres. No início, desenvolveu suas atividades de qualificação profissional apenas para atender as necessidades de formação de profissionais na área metalmecânica.

 

Evolução e Presença do SENAI na Indústria e Comunidade

 

De agosto de 1992 a junho de 1999, o Centro de Treinamento funcionou com a mesma estrutura. Vinculado ao SENAI de Limeira.

 Em julho de 1999, por decisão do SENAI/SP, o Centro de Treinamento SENAI – Araras desvinculou-se da administração da escola de Limeira e passou a responder diretamente à Administração Regional do SENAI/SP, com C.N.P.J. e conta bancária próprios, autonomia na direção e demais estrutura existente nas outras escolas do SENAI.

Antigo Prédio da Escola SENAI de Araras

 Antigo Prédio da Escola SENAI de Araras

 

No ano de 2000, tiveram início os primeiros cursos de Aprendizagem Industrial, com 800 horas de duração, de Eletricista e de Mecânico de Usinagem em Máquinas Convencionais.

No final do ano de 2000, inicia-se uma aproximação com a Nestlé do Brasil, até então autossuficiente na formação de sua mão-de-obra, pois contava com uma moderna escola de qualificação profissional funcionando dentro de suas instalações. Nasce assim uma parceria profícua entre o SENAI-Araras e a Nestlé do Brasil, que transferiu para o Centro de Treinamento parte dos equipamentos utilizados na sua escola.

 

Construção da nova Unidade SENAI em Araras

 

Projeto da Nova Unidade da Escola SENAI de Araras

Projeto da Nova Unidade da Escola SENAI de Araras

 

No ano de 2009, o SENAI-SP recebeu da Prefeitura, a doação de um terreno e iniciou em 2011 a construção de uma nova escola para atender as indústrias de Araras, e região que inclui das cidades de Leme, Conchal, Santa Cruz da Conceição e Pirassununga. As instalações da nova escola distam 2,6km da Praça Central, 2,4km do Terminal de Ônibus e 3,3km da Rodoviária Municipal. A nova Unidade está instalada num terreno de 34.000m², com área construída de 13.800 m²; sendo que três Blocos cada um 2.300m², dedicados exclusivamente ao ensino; esses blocos são compostos por confortáveis salas de aulas e de tecnologia; e também de modernos e amplos laboratórios e oficinas para desenvolvimento de prática profissional, com o fim de atender às Indústrias das áreas de Metalmecânica, Metalurgia, Manutenção Mecânica, Plástico, Logística, Construção Civil, Refrigeração, Eletroeletrônica, Automação e Processos Industriais de Alimentos.

 Projeto da Nova Unidade da Escola SENAI de Araras

 Projeto da Nova Unidade da Escola SENAI de Araras

 

Bloco Metalmecânica (C1) - está voltado às áreas de Usinagem Convencional, Usinagem a CNC, Ferramentaria, Metrologia, Plástico, Manutenção Mecânica, Hidráulica Industrial e Pneumática Industrial.

Bloco Alimentos (C3) - está voltado à área da Indústria de alimentos, contendo oficinas de Panificação, Confeitaria, Plantas Industriais e Equipamentos industriais para Processamento, Envase e Embalagem de alimentos.

Blocos Administrativos, Apoio ao ensino, Eventos e Recreação – são espaços destinados à Administração escolar, Recepção, Auditório, Biblioteca, Cantina, Área de convivência, Quadra coberta com vestiários, Banheiros para alunos e funcionários, Almoxarifado, Oficina de manutenção, Armazenamento de recicláveis.

Bloco Eletroeletrônica (C2) - predominam recursos voltados a área da Eletroeletrônica, onde serão instaladas salas de aulas, oficinas e laboratórios para o desenvolvimento dos cursos de Automação Industrial, Robótica, Redes Industriais, Sistemas Supervisórios, Instrumentação, CLP, Eletrônica, Comandos Eletroeletrônicos, Instalações Elétricas e Automação Predial. Também serão oferecidos nesse bloco cursos nas áreas de Refrigeração, Caldeiraria e Processos de Soldagem.

 Foto do Atual Prédio da Escola SENAI de Araras

Foto do Atual Prédio da Escola SENAI "Ivan Fábio Zurita"